terça-feira, 31 de março de 2009

South Park


South Park é uma série de desenhos animados extremamente conhecida, pelo seu humor muito, muito negro, surreal, crú, etc e tal é que satiriza, goza com todo o tipo de assunto, tais como: religião, política, abuso, violência, sexualidade e doenças mentais. Por isso um primeiro conselho, se te ofendes facilmente ou és facilmente impressionável não vejas isto de maneira nenhuma. Seja qual a tua religião, raça, credo duma coisa podes ter certeza vai ser tratado na série, ou seja vão gozar com isso à força toda. E sendo até bastante ofensivos na maior parte das vezes. É pra ser consumida com muita moderação esta série.

A narrativa gira em torno de 4 crianças( Stan Marsh, Kenny McCormick, Eric Cartman e Kyle Broflovski) de 9? anos que frequentam a 4ª classe da escola de South Park, no Colorado, e das suas aventuras e desventuras. Dos 4 deve-se salientar Eric Cartman que será talvez o personagem mais subversivo e mais politicamente incorrecto na TV depois do mítico Archie Bunker. Cartman é um sociopata, anti-semita, racista, anti-hippies, manipulador, (inserir mais 15/20 adjectivos maléficos á vossa escolha, ainda é pior do que pensam o miúdo) mas é absolutamente hilariante.


As outras personagens que aparecem muito são: as familias dos "meninos", os funcionários da escola e os colegas de turma deles. Além destes há ainda mais alguns que são "especiais", Towelie (uma toalha que fala e fuma umas ganzas), Mr.Hankey (que é um bocado de matéria resultante do acto de defecar ou em português mais corrente, é 1 cagalh** que fala e canta), Jesus e também Satanás.
Escusado será dizer que as polémicas e controvérsias andam de mão dada com a série praticamente desde o seu início, por usarem muitos assuntos conseiderados tabu por muita gente. Citando alguns exemplos: no episódio It Hits The Fan a palavra "shit" é usada 162 vezes ou seja quase cada 8 segundos. No episódio All About The Mormons a religião Mórmon é praticamente desacreditada. Vejam pra crer.
Sendo uma série de aspecto bastante artesanal, inspirada nas animações que Terry Giliam fazia para os Monty Python, demora muito menos tempo a produzir e a escrever que todas as suas outras congéneres. Cada episódio demora em média 1 semana pra ser feito. Isto traz a vantagem de poderem acompanhar e parodiar muito de perto os acontecimentos do dia a dia. Por exemplo gozaram com a captura de Saddam Hussein apenas 3 dias depois do acontecimento. Mais recentemente aquando da declaração de vitória de Obama, um episódio novo passou na TV apenas 23 horas após essa declaração, tendo até usado excertos dos discursos de Obama e McCain. Obama
As vozes são quase todas da responsabilidade da dupla criativa da série: Matt Stone e Trey Parker. Sendo que há algumas contribuições muito conhecidas como Isaac Hayes que dava a voz ao Chef. Havendo também algumas celebridades que aceitaram dar voz ao boneco que os representava na série: Jay Leno, Radiohead e Korn. Sendo que as vozes de quase todas as outras celebridades que são representadas na série são imitadas, pelo menos tentam imitá-las. O lado musical da série é hilariante na maioria das vezes.
.

Como há muita gente que dá importãncia aos Oscares uma das músicas do filme Longer, Bigger & Uncut foi nomeada para um Óscar, a Blame Canada tendo também ganho um prémio MTV - Best Musical Performance. Podem ouvir no link anterior a candidata ao Óscar e se usarem o abençoado google podem ouvir e até descarregar todas as músicas. Já sabem que o google é nosso amigo.


Mais um pequeno apontamento de humor em cima, claro está muito ofensivo.
Espero ter despertado a curiosidade em quem ainda não conhecia esta obra-prima. Devo confessar que sou fã da série, acho que é absolutamente genial, tem momentos hilariantes e inesqueciveis, tendo-me proporcionado já dezenas de horas de gargalhadas tendo até em alguns momentos causado a tão agradável dor de barriga de tanto rir. Aconselho-a a toda a gente, com excepção claro está dos mais impressionáveis. Esses devem fugir a 7 pés e deliciar-se com uma qualquer novela da programação da TVI com muito drama, choque, horror e tragédia (ler as 4 últimas palavras com a voz do Artur Albarran, que soa sempre melhor).

EDIT: Só para dizer que a 13ª temporada já começou e hoje á noite há novo episódio.
Mais informações no site oficial. E para aqueles que sempre sonharam ter o seu boneco de South Park, podem fazê-lo aqui. Aqui deixo-vos um link com o top 25 de sites relativos a South Park não oficiais, quem sabe até têm links pra downloads...

Sem mais de momento despeço-me com beijos e abraços


Jorge Sousa

2 comentários:

  1. Devo dizer que sou fã deste excelente programa e é uma óptima sugestão para dar umas boas gargalhadas (muitas vezes à custa das nossas próprias crenças).
    E já agora agradeço pelos links disponibilizados já que é complicado conseguir assistir ao programa assiduamente.

    ResponderEliminar
  2. Um post sobre South Park só podia vir do Jorge. Mas é bom dar a conhecer uma das séries mais geniais que andam por aí.

    ResponderEliminar