quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Dia das Mentiras"


Origem do “Dia das mentiras”

No distante ano de 1564 Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera.Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época. Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas (em inglês são os "April's Fools'").Como no ano novo anterior (Abril) se trocavam prendas, começaram a dar-se, nesta altura, prendas para gozar com os outros.
A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.
Na Escócia a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
Outra explicação fala de um festival romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina.Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale quando foi raptada por Plutão, o deus romano. A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) – tudo isto tem a ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar.
Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...No México é a 28 de Dezembro. Na Roma antiga era a 25 de Março. Na Índia é a 31 de Março.
Día de los Santos Inocentes ou Dia dos Santos Inocentes é uma data semelhante ao
Dia da mentira, comemorada na Espanha em países de língua espanhola no dia 28 de Dezembro. O Dia dos Santos Inocentes tem origem na história bíblica do massacre das crianças ordenado pelo Rei Herodes.
Nesse dia é costume realizar brincadeiras de toda índole. Festeja-se de diferente forma, dependendo do lugar. No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado em 1º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. No
México, na Espanha, Chile e em outros países hispânicos os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo da notícia. Tradicionalmente os jornais publicam páginas inteiras de notícias cómicas, com a advertência de que é o Dia dos Inocentes. Algumas matérias parecem sérias e enganam o leitor desprevenido.
Nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e Brasil, este dia se festeja em 1 de Abril, com o nome de "April's fools" ou "Dia da Mentira", e não guarda relação com os eventos bíblicos que originaram o dia dos inocentes.
Nós próprios acabamos por colaborar já que temos, muitas vezes o hábito de também pregar pequenas partidas que vão desde pequenas mentiras a outras malandrices como colocar sal no açucareiro, trocar objectos do lugar, colar mensagens nas costas das pessoas, inventar histórias e por aí adiante... Obviamente que o objectivo não é enganar ninguém. Pelo contrário, o objectivo destas pequenas e inofensivas partidas é fazer com que todos se riam, nomeadamente as vítimas das partidas.·Provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”. “Diz-se que o bom mentiroso não cora, não se engasga e mente tão bem que acredita na falsidade que está a contar.”

2 comentários:

  1. Não fazia ideia de onde tinha surgido o dia das Mentiras. A primeira hipótese parece-me verosímil.

    Curiosamente, e embora este dia já exista há bastante tempo, sinto-o a crescer. Parece que cada vez há mais pessoas a entrarem na brincadeira.

    Parece-me positivo! Afinal, com tanta crise, alguma coisa com que nos divertir é benéfico. Só defendo, claro, que se tenha bom senso na mentira escolhida.

    ResponderEliminar
  2. O Mal da mentira
    Dia da mentira – 01 de abril

    Embora exista o dia da mentira
    Mentir faz mal. Causa atritos.
    Desarmonia. Intrigas.
    Qualquer tipo de relação baseada
    Na mentira, não é saudável.
    Mentir é ruim para quem é enganado.
    Mentir é ruim para quem conta a mentira.
    E pior ainda: A mentira vicia. Tem gente que
    Vive de mentir. Inventar. Fofocar.
    O mal do mundo minha gente é a mentira.
    Quem mente um pouco no início,
    Acaba mentindo mais, vai aprendendo e com o passar do
    Tempo vai piorando.
    A pessoa que mente não é confiável. Se a criança
    Percebe que o adulto está mentindo, mais
    tarde ela também vai se achar no direito de
    Mentir e assim a mentira vai virando uma bola de
    Neve difícil ou impossível de ser controlada.
    O dia da mentira só é saudável para ser levado
    Na brincadeira. Porque para o dia a dia,
    Bom mesmo é a verdade é ser verdadeiro, inteiro,
    Transparente, sem mentiras e falsidades, olhando nos olhos porque
    a mentira acaba complicando a vida.

    Autor: Antonio Marcos Pires

    ResponderEliminar