sábado, 2 de maio de 2009

Erasmus pelas Itálias…







Minha gente, o que vos posso dizer sobre esta experiência? Espectacular!! Do melhor que pode haver!! Pode parecer cliché mas é verdade!
Antes de me inscrever, ouvia sempre aquelas histórias emocionantes sobre Erasmus, toda aquela experiência de estar noutro país, conhecer pessoas de outros países, com estilos e culturas diferentes, as imensas viagens que se faz, entre outras coisas que sempre me pareceram fascinantes. Sempre fiquei intrigada, será que é mesmo assim? Ou terão eles tido sorte? Sei lá, na integração, no país…não sei.
Bom…como podem calcular não me arrependo nem um minuto de vir para Trieste! É uma cidade relativamente pequena mas fantástica! É uma cidade histórica, mesmo pertinho da Eslovénia, tem piazzas lindíssimas, edifícios rústicos lindos, e entre outras coisas tem o pôr-do-sol mais bonito que alguma já vi! Podem acreditar, não estou só a defender a minha cidade! É soberbo, e o facto de ter o mar mesmo aqui à beira supera tudo!
Vim com outra estudante de LA, Maggie, e mal chegamos tivemos logo a aventura de procurar uma casa para as duas!! E que aventura, encontrar uma casa relativamente perto e económica não ia ser fácil! Bem…ficamos logo a conhecer a cidade praticamente toda! Mas ao fim de 4 dias de busca lá conseguimos encontrar e tivemos mesmo sorte! Estamos numa casa fantástica!
É importantíssimo frequentarem o curso de língua! É lá que se conhece os Erasmus, e foi logo no primeiro dia que fomos, que nos convidaram para ir com eles ao aperitivo! Tradução: em Itália, depois das aulas ou trabalho as pessoas dirigem-se ao café e tomam uma bebida, e em contra partida o café oferece um aperitivo! Isto sempre às 18:30, é sagrado! As pessoas enchem os cafés e piazzas àquela hora! A essa hora podemos também nos dirigir ao Molo (Pontão) para relaxar e ver o pôr-do-sol!
Em apenas 2 meses criamos laços tão fortes com os outros Erasmus que parece impossível de acreditar! Conheço pessoas da Polónia, Turquia, Roménia, Espanha, Alemanha, Finlândia, Grécia, etc! Somos um grupo grande e quando saímos enchemos qualquer sítio! O ponto de encontro é na Piazza Unitá, uma praça lindíssima! Depois do grupo se juntar (em média somos cerca de 15/20) vamos até à noite de Trieste! Não tem grande noite mas descobre-se sempre sítios muito fixes e depois com boa companhia não se pode pedir mais!
Bom…ainda há muito para contar mas escrevo-vos outra vez pois não vos quero chatear muito!
Muitos beijinhos e saudades de vocês!

2 comentários:

  1. É isso mesmo....goza por nós todos...mas com juizinho!

    ResponderEliminar
  2. È muito bom conhecer pessoas de diferentes culturas, aprende-se muito.. Também tive oportunidade de viver isso na Alemanha se bem que não foi tão intenso. Aproveita muito =)=)
    é uma experiência pa vida.
    Mas volta que fazes falta;)

    ResponderEliminar