quinta-feira, 23 de abril de 2009

Chocolate

Foi em 1100 a.C., na América do Sul e Central, que se ouviu falar pela primeira vez em chocolate. Nesse tempo era, não só, utilizado para fazer a bebida que ainda hoje conhecemos, que na altura se chamava xocoatl (uma bebida amarga, temperada com baunilha e pimenta, que combatia o cansaço), mas também para fazer uma bebida alcoólica (ainda dizem que cada vez mais há alcoolismo! Não admira nada!). Para além disto também era utilizado em cerimónias e (admirem-se!) como moeda, por ser considerado luxuoso.
Foi graças aos “nuestros hermanos”, que esta bebida ficou a ser conhecida na Europa, desde a sua conquista aos astecas. Esta bebida ao continuar a ser um bem que nem toda a gente podia ter, “obrigou” os Espanhóis a cultivar o cacau em plantações, usando mão-de-obra africana escravizada para administrá-las, para que assim todos tivessem as mesmas possibilidades de possuir este grão.
Até aqui o cultivo do chocolate era muito “artesanal”, o que mudou com a Revolução Industrial, que trouxe com ela, máquinas de espremer manteiga de cacau que ajudavam a fazer um chocolate mais consistente e durável, como o que conhecemos nos dias de hoje e é tão apreciado por todos.



E agora, uma receita. Nunca provei, mas parece ser bom!!!


Chiffon de Chocolate

Ingredientes:
7 ovos
14 colheres de (sopa) de açúcar
9 colheres de (sopa) de farinha
3 colheres de (café) de fermento em pó
1 colher de (sopa) de chocolate em pó
1 colher de (sopa) de cacau em pó
1 chávena de (chá) de óleo de girassol ou amendoim
1 chávena de (chá) de água


1. Confecção:

Desfaça o chocolate e o cacau em (1 chávena) de água a ferver e deixe arrefecer.Bata muito bem cerca de 15 minutos, as gemas com o açúcar, o óleo e o chocolate.Bata as claras em castelo firme, reserve.Adicione aos poucos, ao creme de ovos, a farinha misturada com o fermento, alternando com as claras em castelo envolvendo bem sem bater.Deite o preparado numa forma com buraco sem ser untada.Leve ao forno previamente aquecido a cozer cerca de + ou - 40 minutos (convém verificar se está cozido).Retire do forno, e ponha a forma virada para baixo pendurada numa garrafa.Desenforme depois de frio com a ajuda de uma espátula.
2. Cobertura:
1 lata de leite condensado
150 grs. de manteiga ou margarina
3 colheres de (café) de chocolate ou cacau
1 colher de (café de essência de baunilha
3. Confecção:
Bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar à manteiga o leite condensado e por fim o chocolate ou o cacau e a essência de baunilha. Deixar arrefecer o bolo e só depois barrar com este creme que deverá ir ao frigorífico previamente.


Bom Apetite!!!

4 comentários:

  1. bem isso vai ser a minha perdiçao.... :)

    ResponderEliminar
  2. Ups, enviei cedo de mais, só errei por alguns alguns minutos...acontece!!!

    ResponderEliminar
  3. Ora, agora fico à espera que apareça para provarmos numa aula de LAD ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois.. acho que devias experimentar e trazer pa aula para darmos uma opinião ;)

    ResponderEliminar