segunda-feira, 13 de abril de 2009

Loiros em vias de extinção


Os cientistas acreditam que os últimos loiros naturais desaparecerão dentro de 200 anos.
Um estudo feito por peritos na Alemanha afirma que indivíduos com cabelo loiro são uma espécie ameaçada que se extinguirá por volta de 2202.
Os investigadores prevêem que os últimos loiros verdadeiramente naturais nascerão na Finlândia, o país com maior proporção de loiros.
Afirmam também que actualmente poucas pessoas transportam os genes dos cabelos loiros que possibilitem aos loiros continurem a existir após 2202.
O problema desta extinção a curtoprazo é o facto de o cabelo loiro ser causado por um gene recessivo. Para que uma criança tenha cabelo loiro é necessário possuir o gene de ambas as partes da família na geração dos avós.
Os investigadores acreditam também que os chamados loiros artificiais serão culpados pelo desaparecimento dos seus rivais naturais. Eles sugerem que as mulheres com o cabelo pintado de loiro são mais atraentes para os homens que as escolhem para companheiras em lugar das loiras naturais.
Perante este cenário negro será que há alguma forma de travar este trágico fado que em pouco tempo tornará os grandiosos e super-civilizados loiros do norte da Europa uma mera lenda? Talvez possamos ser testemunhas desta extinção em massa caso consigamos viver durante cerca de 200 anos... Até lá vamos apreciando os belos espécimens que por enquanto anda vão figurando um pouco no nosso dia-a-dia.

Jóel Álvsson

1 comentário: