sábado, 11 de abril de 2009

Zeitgeist

Com uma das principais celebrações Cristãs à porta, decidi aproveitar o tema para dar a conhecer um documentário interessantíssimo, de seu nome "Zeitgeist: the Movie".
Zeitgeist
Lançado em 2007, este documentário tem como foco principal três temas extremamente polémicos: o Cristianismo, o 11 de Setembro, e o banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve System) como instrumento de controlo social. Muito premiado e aclamado pelo facto de ser 100% independente e de se tratar apenas de colagens sonoras e de imagens/vídeos, trata-se dum documentário muito incisivo com teorias de conspiração à mistura que prometem ferir muitas susceptibilidades. Mas vou-me focar apenas num aspecto do primeiro tema (Cristianismo), já que é isto que nos interessa nesta quadra.
Jesus Cristo
Como todos sabemos, a Páscoa simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo. Sabemos também quem foi Jesus Cristo: foi o Messias, encarnação de Deus, enviado à Terra para salvar a Humanidade. Nascido a 25 de Dezembro de uma mãe virgem (de seu nome Maria, ou Miriam), seu nascimento foi profetizado por anjos e por uma estrela que fora seguida por Três Reis Magos. O seu "pai" foi José (Joseph), que tinha descendência Real. Fora alvo de uma tentativa de assassinato durante a infância, e não existe documentação histórica da sua vida entre os 12 e os 30 anos. Foi baptizado aos 30 anos num rio por João Baptista (que fora mais tarde decapitado) e foi alvo de Tentação por parte do seu arqui-inimigo Satã, que o tirou do deserto da Palestina e o encaminhou para uma montanha; no entanto, Jesus resistiu à Tentação. Jesus tinha 12 discípulos, e entre os seus feitos encontram-se caminhar sobre a água, dar visão a cegos, curar doentes e ressuscitar os mortos. Morreu crucificado acompanhado por 2 ladrões, e foi sepultado num túmulo. Desceu ao Inferno e ressuscitou ao terceiro dia, acontecimento anunciado por mulheres e constituiu então o Milenarismo, que anuncia o regresso de Jesus Cristo para constituir um reinado com a duração de mil anos.

É seguro dizer que Jesus é, para os Cristãos, um Deus do Sol - que nos transmite segurança, fé. Agora porque me dei ao trabalho de escrever o que a maior parte de nós sabe? Simplesmente para estabelecer uma ligação a outro Deus do Sol - Hórus, do Antigo Egipto.
Hórus
Hórus foi enviado à Terra por sua mãe, Isis (ou Meri), para proteger o povo Egípcio de Seth - o Deus do caos e destruição. Nascido por volta do 21 de Dezembro de uma mãe virgem (Isis, ou Meri), seu nascimento foi profetizado por anjos e por uma estrela que fora seguida por Três Entidades Solares. O seu "pai" foi Seb (Jo-Seph), que tinha descendência Real. Fora alvo de uma tentativa de assassinato durante a infância, e não existe documentação histórica da sua vida entre os 12 e os 30 anos. Foi baptizado aos 30 anos num rio por Anup (que fora mais tarde decapitado) e foi alvo de Tentação por parte do seu arqui-inimigo Seth, que o tirou do deserto de Amenta e o encaminhou para uma montanha; no entanto, Hórus resistiu à Tentação. Hórus tinha 12 discípulos, e entre os seus feitos encontram-se caminhar sobre a água, dar visão a cegos, curar doentes e ressuscitar os mortos. Morreu crucificado acompanhado por 2 ladrões, e foi sepultado num túmulo. Desceu ao Inferno e ressuscitou ao terceiro dia, acontecimento anunciado por mulheres e constituiu então um reinado com a duração de mil anos.

Hum, curioso... já devem ter ouvido uma história parecida em algum lado, não?
É interessante referir que existem diversos Deuses do Sol com praticamente a mesma história, mudando apenas a época e as características culturais da religião em questão.

A história de Hórus é consideravelmente mais antiga que a de Jesus, razão pela qual não existe documentação completa e assim alguns relatos sobre a sua vida diferem (como a data de nascimento, ou até se teria mesmo 12 discípulos), mas a similaridade entre ambos é inegável. Penso que ao expor isto, o autor do documentário pretendeu mostrar que o Cristianismo, a maior religião do Mundo, é fundado numa história plagiada.

No entanto, convido e recomendo a todos que vejam o Zeitgeist, que pode ser feito gratuitamente a partir do website oficial, para que possam tirar as vossas próprias conclusões. Também é importante referir a existência da sequela (Zeitgeist: Addendum, também gratuita) e que os autores estão a trabalhar num terceiro episódio.


Boa Páscoa para todos,
Franck Dias.

2 comentários:

  1. ja tinha visto este excelente documentario... chamem-me o que quiserem mas ja na altura acreditei em tudo e para mim pareceu-me bastante lógico e racional... o 2o nao tinha visto mas graças ao link fui la... acabei por ver os dois... adorei os dois... acho que todos deviam ver isto, quanto mais nao seja so para verem que nada é o que realmente parece... obrigado pelo link.

    ResponderEliminar
  2. Fogo, não fazia ideia de tal facto...
    tenho q ver este comentário... embora seja católica e não ponha tal religião em causa, acho que há certas arestas que se tem que limar...
    Deixo só uma correcção, Jesus subiu ao céu, e não ao inferno! lol

    ResponderEliminar