sexta-feira, 10 de abril de 2009

Enterro da Gata


O Enterro da Gata é um conjunto de festividades académicas, organizado em Braga pela Associação Académica da Universidade do Minho, no qual também participam a Universidade Católica de Braga e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. É realizado em Maio e normalmente tem a duração de 8 dias, mas este ano irá ter a duração de 9 e se não estou em erro, decorrerá entre 8 a 16 de Maio. É uma tradição já com 100 anos, iniciada pelos alunos do Liceu Sá de Miranda, em Braga.

As Monumentais Festas são iniciadas pelo Funeral da Gata, em que um grupo de alunos da Universidade do Minho carrega um caixão com a Gata (supostamente, “morta”) até ao Largo do Paço, em frente á Reitoria da UM. No fim deste “velório”, no mesmo sítio, realiza-se a Serenata, onde um fadista sobe ao palco. Segue-se uma semana de concertos realizados no Gatódromo, situado desde o último ano no Estádio Municipal de Braga ou Estádio Axa, sendo que nos anos anteriores era localizado na Quinta dos Peões, em frente ao MacDonalds. Pessoalmente, acho que este novo espaço tem muito melhores condições, nomeadamente em relação ao piso, pois este não tem a “lama” que se formava no anterior Gatódromo, quando tínhamos o azar de chover. Mas há para alguns, uma pequena desvantagem neste espaço, que é a distância à Universidade do Minho, sendo que grande parte dos estudantes desta Academia está alojado perto da mesma. Mas para esse problema, a AAUM em cooperação com os transportes urbanos de Braga (TUB), proporciona o transporte dos alunos do Gatódromo à Universidade do Minho nos 2 pólos (Gualtar e Azurém) e vice-versa.

No espaço dos concertos existem as barraquinhas, onde se podem comprar bebidas e também algo para comer. Normalmente cada curso tem a sua, infelizmente o nosso não tem... Há também as barraquinhas dos bares e discotecas de Braga e Guimarães, e algumas tendas que passam som quando acabam os concertos. Por fim, ainda podemos encontrar por lá a tenda de socorro, denominada por Tenda da Saúde, que conta com o préstimo dos alunos de Medicina e Enfermagem. Serve para auxílio em eventuais acidentes que possam ocorrer. E ocorrem muitos…

O Cortejo é sempre realizado á Quarta-feira, é um desfile dos carros de cada curso com os seus respectivos caloiros, finalistas e anos intermédios, decorados com o tema que cada ano é dado. Começa em frente ao Cemitério Municipal de Braga e termina na Avenida Central, onde o Reitor está num edifício a ver o desfile decorrer. Cada curso, nomeadamente os caloiros, quando chega à presença do Reitor faz uma espécie de oferenda, seja uma dança, um cântico, etc. À noite, no concerto que estiver a decorrer (normalmente, Quim Barreiros não costuma falhar…) são anunciados os 3 melhores carros do cortejo, que depois recebem prémios.
No último dia das festividades do Enterro da Gata, os estudantes vão ainda para o Santoínho, onde se realiza um arraial, no qual se come e bebe. E volta-se a beber…

Por isso, não percam as Monumentais Festas do Enterro da Gata porque eu também não!

2 comentários:

  1. Não sabia que o enterro ja era tão antigo ..
    A melhor parte da vida académica =) lá estaremos mais uma vez =)

    ResponderEliminar
  2. podes crer sabri, também não fazia ideia que o enterro era assim tao antigo...só prova que o pessoal de Braga é bastante dinamico e gosta de se divertir...
    tá muito completo e claro o texto...parabéns

    ResponderEliminar