quarta-feira, 1 de abril de 2009

Gente

É manhã. O sol brilha na cidade do Porto. Estamos em Fevereiro mas não faz frio. Entro no café. Cheira a tabaco, a vida e, é claro, a café! É estranha a forma como estimo esta fusão de odores. Vou bebendo o meu café com leite enquanto observo as pessoas. Um polícia. Um jovem pede indicações a um velhote, que lhe indica o caminho fazendo gestos com o jornal. Um senhor com ar distinto caminha segurando o guarda-chuva. Vejo a forma como as pessoas caminham apressadas, todas têm urgência em chegar a algum lado, todas têm um sitio onde têm de estar, mas eu não. Vejo mendigos, incomoda-me ver estas pessoas chegarem ao ponto de terem de viver na rua, sem saber quando será a próxima refeição ou banho quente. Uma velhota senta-se na mesa do lado, comenta “ Estas coisas modernas estão cada vez mais desconfortáveis!”, refere-se às cadeiras. Realmente, doem-me as costas. Concordo, acenando com a cabeça e o que poderia ter sido uma conversa morre ali. Tenho dificuldade em falar com a gente do Norte, não que não sejam pessoas simpáticas e acolhedoras, mas há uma certa rudeza nas suas palavras que me intimida.

9 comentários:

  1. Ai a rudeza das pessoas do Norte, pois é nós somos extremamente rudes e intimidadores. Tens é a mania tu, é o que é...muahahahaha

    ResponderEliminar
  2. A falar mal da gente do norte? ha ha centro e açores é que é!!
    gostei muito do texto :) está simples mas diz muita coisa.. e quase como um retrato *

    ResponderEliminar
  3. Nao é a rudeza, apenas somos frontais. Não ha pessoas mais calorosas que as do norte.
    Desculpa discordar...

    ResponderEliminar
  4. não me parece que as pessoas do Norte sejam assim tão rudes, tu talvez é que ainda não encontras-te as pessoas certas...a mim por exemplo incomodam-me muitos mais as pessoas do centro pelo facto de serem piores que papagaios, quando começam é dificil consegui-las calar...
    Bem mas são ideias, cada um tem as suas!

    ResponderEliminar
  5. xi ó Claudita n podes generalizar assim...olha pa mim por exemplo que sou de Famalicão(fica no norte)n sou rude nem intimidador pois não? hahaha

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com a Sgominha, as pessoas do Centro não falam, abusam.. ;)

    ResponderEliminar
  7. Bem diz o ditado e com muita razão que estamos sempre a aprender até morrer! As pessoas do Norte não são intimidadoras nem, tão pouco, rudes na sua maneira de falar. Somos sim frontais naquilo que dizemos e isso, realmente, pode não agradar a toda a gente! Toda a vida ouvi dizer o quão calorosas e acolhedoras são as pessoas do Norte! E agora fazendo jus à frontalidade que possuimos digo: se não se sentem bem no Norte, sintam-se livres para O abandonarem. Talvez, assim, se sintam mais felizes!!

    ResponderEliminar
  8. Cláudia, acho que ninguém compreendeu aquilo que escreveste. Eu, como pessoa d norte, admito que nós somos um pouco rudes a falar, não que não sejamos acolhedores ou simpaticos tal como referiste. E também sei que este texto não foi feito para ferir susceptibilidades de alguém.

    beijinho*
    Catarina


    E eu gostei bastante deste teu post, penso que é interessante a forma como retratas a nossa sociedade. :)

    ResponderEliminar
  9. humpf, e abstraírem-se da ultima linha que nem sequer ofende ninguém...

    ResponderEliminar