sexta-feira, 17 de abril de 2009

Osho

Mohan Chandra Rajneesh-Osho nasceu na Índia em 1931, era filho de pais pobres e foi criado pelos avós. Com 14 anos começou com a meditação, e com 24 anos formou-se com honra na Universidade de Saugar e ganhou uma medalha de ouro na sua turma.
A partir dessa altura Osho continuou as suas actividades envolvendo meditação e filosofia dando aulas em duas universidades. Não satisfeito com o sistema das universidades, ele iniciou uma viagem pela Índia, dando palestras, gratuitamente, e ensinando a sua filosofia, independentemente de recursos materiais, para que todos tivessem acesso. Mais tarde fixou-se em Puna e criou um centro de estudos e meditação, elaborando novas técnicas para o homem moderno meditar. A dissipação do seu conhecimento tornou-se conhecida por todo o mundo e ficou conhecido como o mais exemplar centro de crescimento e terapia do mundo, assim o ashram de Puna torna-se um lugar mundialmente procurado.
A sua filosofia torna-se bastante conhecida, e ele sofre uma tentativa de assassinato, mais tarde é preso nos Estados Unidos e afirma que na prisão o envenenaram, até que morre em 19 de Janeiro de 1990.
O pensamento de Osho está exposto em mais de 1000 livros que pode nos elucidar sobre a sua filosofia. Osho não pretendia impor a sua visão pessoal nem estimular conflitos, para ele o ser humano só conseguia atingir a verdade através da meditação. O seu ensinamento enfatiza a busca da liberdade pessoal. Osho transmitia uma mensagem optimista já que cada um seria o Buda de si mesmo.

“O homem moderno é um fenómeno muito novo. Nenhum método tradicional pode ser usado exactamente como existe porque o homem moderno nunca existiu antes.”

“A mente não é a tua inteligência…
A mente pode ser intelectual, que é um substituto bem pobre para a inteligência. Intelectualidade é mecânica. Você pode tornar-se um grande erudito, um grande professor, um grande filósofo apenas brincando com as palavras e todas elas emprestadas, arrumando e rearrumando pensamentos, e nenhum deles são seus.
O intelecto é absolutamente falido. Não possui nada dele mesmo tudo é emprestado…
Inteligência tem uma visão própria, uma capacidade de ver as coisas, os problemas.”


Osho

1 comentário: