sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sporting Clube de Braga


O Sporting de Braga tem como nome oficial Sporting Clube de Braga, mas é tratado usualmente por apenas Sporting de Braga, ou na gíria, como Braga. O Sporting de Braga é hoje um clube de referência nacional. A classificação repetida no 4.º posto do campeonato português nas últimas épocas, bem como a presença assídua na Taça UEFA com resultados meritórios tem trazido a equipa para um nível competitivo muito elevado. Trata-se do clube português que nos últimos anos mais tem crescido. A sua inserção numa região economicamente dinâmica, com população muito jovem e em forte crescimento demográfico, auferem ao clube uma margem ímpar de progressão, que os seus dirigentes pretendem capitalizar, de forma que o clube combata a hegemonia dos três principais clubes portugueses (Porto, Benfica e Sporting).

Os braguistas, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar.

O clube foi fundado em 19 de Janeiro de 1921 por um grupo de jovens, na sua maioria estudantes, de onde se destacaram Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes, (que viri

a a ser o primeiro presidente) e ainda Joaquim de Oliveira Costa. Nesta data foram também criados os primeiros estatutos do Sporting clube de Braga.


O SC Braga tem como um dos momentos mais marcantes na sua história a conquista da Taça de Portugal em 1966. Mais recentemente, a participação nas competições europeias, mais propriamente na Taça UEFA, tem sido regular, bem como as boas classificação na Liga Portuguesa, sendo que na época 2004/05 esteve várias vezes na liderança do mesmo. Na época 2008/09 tornou-se a 1ªa equipa n ão pertencente aos três grandes a ganhar uma competição europeia, a Taça Intertoto. A seguir aos 3 maiores clubes de Portugal (Porto, Benfica e Sporting), o SC Braga é o clube que há mais anos permanece de forma ininterrupta na principal Liga de Futebol português. Hoje, o SC Braga é um clube ecléctico e uma forte referência nacional, não só no futebol, mas em outros desportos como são exemplo a natação e o atletismo




A Conquista Da Taça De Portugal

Todo o norte vibrou com a vitória do Braga na "Taça de Portugal" de 1965/66. Foi uma vitória sem a mais pequena sombra.Final do povo o dia 22 de Maio de ficou para sempre gravada a letras de ouro na história do S.C. Braga.

O Sporting Clube de Braga, 10º classificado no Campeonato Nacional desse ano, vence, com surpresa de alguns, mas com a justiça reconhecida por todos a 26ª edição da Taça de Portugal. E não foi fácil, pelo caminho os bracarenses deixaram de uma forma briosa, a Ovarense, o Atlético, os Açoreanos do Lusitânia, o Benfica (Campeão Europeu) e o Sporting (vencedor do campeonato da época) para defrontarem na final a categorizada formação setubalense do Vitória de Setúbal , 5º classificado, detentor do Troféu e a equipa que duas semanas antes havia brindado o Braga com 7-0 para o Campeonato Nacional no Bonfim .

Vitória por 1-0 com golo de Perrichon. Contrariando o natural favoritismo do antagonista, os futebolistas do Sporting de Braga, conseguiram realizar uma exibição notável. Por isso o tratamento de "heróis" com que foram apelidados e carinhosamente tratados tanto no Jamor como na entusiástica recepção em Braga.

A vila havia-se mudado para Lisboa e Jamor transformou-se na mais popular romaria minhota. Os bracarenses acorreram aos milhares. Em Braga o pouco comércio fechou, organizaram-se excursões, alugou-se um comboio especial e levaram-se Zés Pereiras e muito, muito verde. Apostando na inteligência para controlar o adversário e tirando partido da sua altivez o Braga seduziu os 35000 espectadores presentes e calou a crítica especializada. Manuel Palmeira, uma velha glória do clube, auxiliado pelo Secretário Técnico Sim-Sim, conduziu com mestria a equipa e a final plebeia - como lhe chamaram - transformou-se no mais nobre duelo disputado por duas equipas que honraram o emblema que tinham ao peito.

Em hora de recordações, não seria correcto distinguir nenhum atleta em particular, mas é impossível esquecer a grande exibição de Estevão ao "secar" Jaime Graça, e o golo, a 15 minutos do final, do argentino Perrichon. O Braga, 10º classificado no campeonato nacional estava por direito próprio na Taça das Taças. Esta conquista - o mais belo feito do clube - traduz também e de uma forma vincada, o amor clubista com que a cidade e os associados em particular, nutrem pelo Sporting de Braga.





Clube Ecléctico

Lá porque a origem do Clube esteve no futebol e ter sido esta modalidade aquela que d

esde sempre suscitou, perante sócios e simpatizantes, o maior interesse, nunca impediu que a polivalência desportiva constituísse sempre motivo de orgulho e interesse dos bracarenses. Desde os primórdios do S.C.B. que o eclectismo desportivo tem sido uma constante da sua actividade. O atletismo foi de parceria com o ténis de mesa e o basquetebol , das primeiras modalidades a implantarem-se no clube. Depois, seguiram-se-lhe o Ciclismo, o Tiro, o Voleibol, o

Hóquei em Patins, o Andebol, a Pesca Desportiva, a Natação, o Automobilismo, o Karaté, o Badminton e o Xadrez. Assim sendo, natural se tornou que alguns nomes, títulos e troféus, tenham enriquecido a Galeria de Campeões e a colecção de Taças. Justo será recordar entre muitos os crónicos Campeões do Minho em Hóquei em Patins dos anos 50, a equipa de Voleibol Masculina da mesma época, a valorosa equipa de Voleibol Feminino dos anos 70 e a de Andebol Júnior que em 1969/70 se sagrou Campeã Nacional da categoria. Mas, é com o Atletismo Feminino da actualidade, a entrar decididamente nas provas de alta competição, que o S.C.B. conhece os maiores feitos de sempre nas modalidades amadoras.


Bodas

De Diamante

Assinalar os 75 anos de Alma e Coração do Sporting Clube de Braga, é naturalmente forte motivo de orgulho e de alegria. Este bonito aniversário foi vivido de uma forma apaixonada pela grande família bracarense.

A história do S.C. Braga é feita de momentos de glória, com vitórias que o prestigiaram e o tornaram mais respeitado, momentos de dever cumprido, que revelaram o elevado sentido clubista dos bracarenses e, momentos de aflição, que foram sempre ultrapassados com o esforço e dedicação dos seus associados. O programa de comemorações do 75º Aniversário aproximou associados e simpatizantes do Clube, tendo como auge, a sessão solene de encerramento, no Theatro Circo no dia 27 de Setembro de 1996, onde se viveram momentos de grande exaltação.

A finalizar, o Sporting Clube de Braga recebeu da Federação Portuguesa de Futebol, um troféu alusivo à data.


Competições Europeias

O Sporting Clube de Braga sempre prestigiou o nome de Portugal nas suas participações em competições europeia: através da Taça das Taças e Taça Uefa. Merecem especial relevo as participações consecutivas nas épocas de 1997/98 e 1998/99, e nas quatro presenças consecutivas entre 2004/2005 e 2007/2008 (presente). De referir que na época 97/98, o Clube alcançou, pela primeira vez no seu historial, a 3ª Eliminatória da Taça Uefa, ultrapassando o Vitesse (Holanda) e o Dínamo de Tiblissi (Geórgia), perdendo com o FC Schalke 04 (Alemanha), à data o detentor do troféu. Na época 2006/2007, marcando mais um momento histórico, o Clube chegou, pela primeira vez, aos oitavos-de-final onde foi eliminado pelo Tottenham, mas onde se bateu de igual para igu

al nos dois jogos da eliminatória. Na época seguinte o Sporting de Braga marcou atingiu pela segunda vez consecutiva os dezasseis-avos-de-final da prova, depois de se ter classificado no 2.ºlugar do grupo F, ficando atrás, somente, do colosso Bayern de Munique. Em 2008/09, conseguiu ser o 1º vencedor português da Taça Intertoto.




OS GVERREIROS DO MINHO



Apesar da nao verem a sua equipa ganhar tantas vezes como desejavam, são concerteza dos adeptos mais fieis e vibrantes do Mundo, pois á quem ainda pro
cure mais que simplesmente ganhar e que nao goste de fazer parte do "rebanho"...

Deixo aqui um texto escrito por um desconhecido gverreiro do Minho.

"

O XPTO tem 8 anos e é sócio do Sporting de Braga, tal como o seu pai e, mesmo vivendo numa terra de muitos benfiquistas, mantem-se fiel ao seu clube, deslocando-se ao estádio, pelo menos de quinze em quinze dias para acompanhar a sua equipa. Na escola, todos os colegas são benfiquistas, portistas ou sportinguistas e o XPTO habituou-se a perder todas as discussões futebolisticas dos intervalos das aulas à segunda-feira. Mesmo quando o seu Braga obtém grandes resultado no fim de semana anterior a essas fatídicas segundas-feiras, o XPTO perde sempre porque, se é verdade que contra factos não há argumentos, também é verdade que contra uma maioria ofuscada pela cegueira, não há argumentos que valham a ninguém.
A caminho de casa o XPTO imagina-se com a bola nos pés, emblema ao peito, o estádio 1º de Maio a vê-lo jogar e ele... A marcar, a marcar muitos golos. Fantasia acerca dos festejos que irá fazer, os golos que irá marcar, as lágrimas de alegria no momento do golo do título que o próprio irá assinar.Um dia, numa época menos boa do seu clube, influenciado pela cegueira dos amigos e em vésperas de um jogo grande, o XPTO pergunta ao pai:
- Porque é que somos do Braga? Se calhar nunca vamos ser campeões e este ano ainda vamos mas é para a segunda.
O pai explica que mais do que procurar vitórias com o nosso clube, devemos acreditar nele, porque acreditar em algo que é nosso, algo que de certa forma simboliza os nossos valores, a nossa região e os nossos interesses, é acreditar em nós próprios. Torcer por aqueles que ganham, simplesmente porque ganham, é não ter carácter. É procurar vitórias naquilo que não é nosso, é procurar vitórias a todo o custo quando não as temos noutras ocasiões da nossa vida. As vitórias devemos procurá-las no nosso dia-a-dia. No desporto são importantes, sabem bem, mas não são fundamentais ao nosso desenvolvimento e realização enquanto seres humanos.
O XPTO ouviu estas palavras, entendeu o seu pai, mas quando se tem oito anos e se quer ser o maior entre os amigos, as pequenas vitórias são importantes, principalmente as vitórias desportivas.Pensou para si e tomou uma decisão. Deixaria de ser bracarense e passaria a torcer pelo tal clube "grande" que iria visitar o Braga naquele fim de semana. Não comunicou a decisão ao pai, mas sabia que mais tarde ou mais cedo se iria manifestar a favor da sua nova equipa no estádio.
Chega o dia do jogo. Desta vez não levou o cachecol. Sentado na velha pedra do 1º de Maio assistiu calmamente ao aquecimento.
Porém, na altura da entrada em campo das equipas (na altura entrava uma de cada vez), algo insólito aconteceu. O Braga entra em campo, as bandeiras e os cachecóis bracarenses agitavam-se e o XPTO sentiu vergonha de não ter trazido o seu. Sentiu que aquela era a sua equipa, aquele o seu povo, aquela era a sua terra e as lágrimas começaram a correr secretamente pela sua face. Ninguém reparou. Chorou baixinho e jurou nunca mais trair a sua equipa, nunca mais trair o que era seu, o seu povo, a sua cidade, a sua gente.
Os anos passaram e hoje o XPTO tem vinte e dois anos. O sonho de jogar pelo Braga foi-se desvanecendo talvez pela falta de jeito para representar um clube de tal dimensão e porque a vida o levou para outras opções profissionais. O XPTO agora vive em Braga e continua a ir a todos os jogos do Braga, com o pai e os amigos, e mais do que nunca acredita num Braga campeão. Não vai ser ele a marcar o golo do título. Mas espera estar no estádio a festejar quando esse dia chegar.
Dedico esta história, a minha história a todos aqueles que acreditam nos seus clubes, nos clubes das suas terras, das suas gentes, das suas raízes, sejam essas pessoas do Braga, do Guimarães, do Boavista, do Porto, do Sporting, do Benfica, de qualquer outro clube. Mas escolham aquilo que é realmente vosso e que vos representa. Ser de Braga e torcer por um dos chamados "grandes" é o mesmo que ser português e torcer pela selecção espanhola ou outra qualquer."

"


No fundo do coração fica a grande realidade.....

SPORTING CLUBE DE BRAGA, PORQUE EU SEM TI NAO SEI VIVER!

3 comentários:

  1. Não poderia ler e deixar passar sem fazer um pequeno comentário sobre o que publicaste...
    É lindo, é contangiante...o amor que sentes pelo teu clube. Isso fascina-me e no fundo...(mas mesmo no fundo! eheheh!)sinto o bichinho da inveja a morder-me quando vejo a tua alegria sempre que vais assistir a um jogo!
    Quanto ao XPTO...esse menino que cresceu e se apercebeu que aquilo que mais o motiva é torcer pelo clube, acreditar nele e não o assistir a uma vitória ou o ganhar a taça tal de não sei onde...admiro-o com toda a sinceridade possível.
    Grande abraço! E continua a mostrar a beleza de Braga! Braga merece e a gente agradece...

    ResponderEliminar
  2. ainda tava com uma breve esperança q n falasses sobre o teu Braga...mas ele tá sempre lá n é? Pa por acaso admiro essa tua entrega à tua cidade...

    ResponderEliminar
  3. E os benfiquistas dizem que são o clube portugues com mais adeptos.. se todos os apoiantes do braga forem como tu superam hehe;)
    Prometo que vou ler o teu post até ao final lol falta pouco

    ResponderEliminar