terça-feira, 21 de abril de 2009

Maria da Fonte



Maria da Fonte – Vila da Póvoa de Lanhoso

De entre as várias mulheres que marcaram a história do nosso país, como a Padeira de Aljubarrota ou mesmo Inês de Castro temos também a “Maria da Fonte” heroína bastante conhecida aqui no Minho pelos seus feitos.

Maria da Fonte dá o nome ao motim popular dirigido por mulheres – por muitas e não apenas por uma, ocorrido em 1846, contra o governo de Costa Cabral que pretendia que se deixasse de enterrar os cadáveres nas igrejas rompendo assim com a tradição.

A morte de Custódia Teresa ficará para a história como tendo sido o pretexto desta revolta. As mulheres de Fontarcada, uma das freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, saíram para a rua no dia 22 de Março logo que souberam da possível chegada do comissário de saúde para atestar o óbito e assim possibilitar o 1º enterro fora da Igreja desse ano.

O médico não se atreveu a aparecer e, na manhã seguinte, muitas mulheres armadas de paus e dos mais variados instrumentos agrícolas dispuseram-se a impedir o enterro. Quatro agarraram no caixão e todas as acompanharam em correria, ao longo de um quilómetro, até ao mosteiro onde sepultaram a vizinha sem esperar pelo serviço religioso.

Perante os factos, as autoridades resolveram prender as cabecilhas da revolta. Foram presas quatro «Marias da Fonte»: Joaquina Carneira, Maria Custódia Milagreta, Maria da Mota e Maria Vidas. Os sinos tocaram a rebate, a defuntos e a repique, reunindo o mulherio das freguesias. Centenas de mulheres com foices e mesmo armas de fogo afugentaram os representantes da Justiça e correram à pedrada os coveiros. Entusiasmadas, marcharam até à vila (Pvl) para arrombar com machados as portas da cadeia e assim libertarem as companheiras.

A Maria da Fonte é um dos ícones mais representativos aqui do Minho e principalmente da minha terra: a Póvoa do Lanhoso. O facto de várias mulheres se terem revoltado e agido perante uma situação que consideravam injusta e não queriam de todo que começasse faz-me pensar se não fazem falta mais “Marias Da Fonte” neste país…

ATÉ que ponto o nosso país vai continuar como está?

NINGUÉM faz nada, ninguém se revolta!!!

É PRECISO encontrarmos a "Maria da Fonte" que há em cada um de nós (lol), não digo que lutemos com foices e pistolas como esta heroína, mas se há algo que queremos alcançar acho que não devemos parar até o conseguir! Seja uma licenciatura, seja o 1º ( e seguintes ) emprego(s), seja um melhor nível de vida, seja o fim da malfadada crise etc, etc !



2 comentários:

  1. temos revolucionária!!! Pa quando é o novo 25 de Abril?? Temos um novo Salgueiro Maia!!!!

    ResponderEliminar
  2. vou soltar a maria da fonte k ha em mim e mudar a minha vida mas amanha porque agora vamos pó enterro :P :P

    ResponderEliminar