domingo, 5 de abril de 2009


Miklós "Miki" Fehér

Como todos se devem recordar Fehér foi um jogador de futebol que em pleno D.Afonso Henriques caiu inanimado no relvado acabando por falecer mais tarde. O jogo estava a ser transmitido em directo pela televisão permitindo que todos os telespectadores assistissem à morte do jogador. Isto passou-se no dia 25 de Janeiro numa partida de futebol que contava para a liga e opunha o Vitória de Guimarães e o S.L.Benfica.
A sua carreira como futebolista foi practicamente toda feita em Portugal, onde fora deste apenas representou o Gyõri ETO FC. Em Portugal passou por equipas como o F.C.Porto, o S.C.Salgueiros e o S.L.Benfica mas o clube onde teve mais sucesso terá sido provavelmente no S.C.Braga pois lá marcou 14 golos em apenas uma época(2000-2001). Apesar disso o ponto alto da sua carreira terá sido a sua transferência para o S.L.Benfica em 2002.
Em sua memória o S.L.Benfica retirou o número 29 que era usado por ele, e este nunca mais será utilizado por ninguém.
Como Fehér também outros desportistas têm falecido desta triste maneira, e deles destacaria António Puerta que jogava no Sevilha e faleceu em 2007 ou Marc-Vivien Foé que faleceu quando disputava um jogo pela sua selecção, os Camarões.
Esta foi uma maneira simples mas eficaz de recordar um jogador da qual dificilmente nos esqueceremos.


1 comentário:

  1. bem, abrir o blogue e ver desde logo a foto de Miklos Féher foi deveras um novo "choque", não só por que sou benfiquista de coração mas também porque a morte deste jogador me marcou muito...não me consigo pôr na pele de nenhum dos colegas que esteve com ele em campo naquele dia...acho que é doloroso de mais...
    deixo aqui um dos poemas que retirei de um jornais da epoca, sobre esta fatalidade:
    Sinos dobram por Miklos Feher
    Os sinos dobram por ti
    Anjo loiro, magiar
    A luz apagou aqui
    Tua lenda vai brilhar!

    Recebes-te a morte a rir,
    Com bravura de guerreiro
    Chorei ao ver-te partir
    Chorou Portugal inteiro.

    ResponderEliminar